16 outubro 2018

Como melhorar seus posts através do Storytelling

Todo texto possui uma estrutura, independente de que tipo de texto seja. E algo que podemos tirar grande proveito na hora de construir posts mais atrativos e que sejam mais claros para nossos leitores, é utilizar de técnicas de storytelling para prender a atenção das pessoas durante a leitura. 

"Na escassez de tempo e fartura de opções em que vivemos, é fundamental cativar o público logo nas primeiras linhas, prometer com um bom começo que há algo muito interessante nos aguardando no final da história."


O começo

Mas como começar a construir seu texto? O que deve ser priorizado na hora de por a mão na massa? Bom, antes de qualquer coisa, é preciso identificar a ideia que se quer passar com aquele texto, qual será o enfoque que o seu texto terá. E para decidir isso é preciso estar atento a diferença entre ideia e tema - algo que muitas pessoas confundem. 

Para melhor explicar essa diferença, vou dar um exemplo. Imagine que seu tema será "Amores Impossíveis", mas a ideia do seu texto é "Mostrar que vale a pena viver e morrer por amor". Entende a diferença? Então coloque na ponta do lápis o que você quer mostrar para o seu público com aquele determinado tema e comece a construir sua narrativa a partir daí.


+ Quer outras dicas para melhorar seu blog? Então confira as 5 dicas que eu separei para te ajudar!

Abuse das emoções

"Sem emoção, qualquer que seja(humor também é emoção, vale relembrar), não existe boa comunicação nem boa história."

Nós, seres humanos, somos movidos por emoções. É o fator decisivo que capta nossa atenção. Basta fazer uma análise do tipo de conteúdo que você lê e que te prenda logo de cara, provavelmente ele te transmite algum tipo de sentimento, seja ele o humor, a culpa, a revolta, a emoção, a empatia, entre outros. Um bom texto se baseia em um determinado tipo de emoção que transporta o leitor para o mesmo universo do autor. 

Menos também é mais na leitura

"O que a informação consome é a atenção dos seus recipiente, ou seja, a riqueza de informação cria uma pobreza de atenção."

Vemos em diversos manuais de "como escrever o post perfeito" ou "como contar uma boa história" que o conteúdo deve ser a principal preocupação do autor, e é mesmo. Mas, é importante prestar atenção na quantidade de informações que você está colocando no seu texto. Se analisarmos principalmente os posts com algum tipo de conteúdo didático, é importantíssimo trazer informações para o leitor, transformando a sua voz em um argumento de autoridade, mas tome cuidado para não jogar em cima do leitor inúmeros conteúdos, sem uma estrutura que explique o que você está querendo dizer. Mais vale um post bem explicado sobre um único conceito, do que um repleto de informações das quais você não se deu o trabalho de explicar. 

Escolha um conflito

Não existe melhor combustível para as histórias do que o conflito. Mas como posso traduzir isso em posts para o meu blog? Procure por problemas que seu leitor enfrenta e utilize-se deles para criar conteúdos relevantes e atrativos. Quantas vezes você já não se pegou clicando em algum post que aponta um problema que você já teve que lidar, seja buscando compreensão ou, até mesmo, uma resposta para melhorar? 

Busque reforços

Recorra a especialistas, ainda que seja para confirmar tudo o que você "já sabia", e não se espante se descobrir que você sabia menos do que imaginava. Não tenha medo de citá-los em seus conteúdos, dessa forma além de enriquecer o seu texto, você de quebra ainda mostra para o leitor que você se deu o trabalho de fazer uma pesquisa que comprove a veracidade daquilo que você está propondo, aumentando o valor do seu conteúdo. 

"A maneira de cumprir esse difícil percurso é contar uma boa história, que prenda a atenção, envolva com emoção, crie laços profundos com o público, una todas as pontas em um relato compreensível, seja apreciada e lembrada."

Essas são algumas das dicas baseadas em técnicas de storytelling que separei para vocês. Para quem quiser saber mais sobre o assunto, indico os livros "Storytelling: Histórias que deixam marcas" e "O Guia Completo do Storytelling", são ótimas fontes de conhecimento sobre o tema e foram as fontes que utilizei para me basear na criação desse post, além de alguns conhecimentos que adquiri na faculdade de jornalismo. Espero que tenham gostado e não esqueçam de deixar suas opiniões e dúvidas nos comentários. Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOLLOW ME @RAYANAAG

(C) 2014 - Layout desenvolvido por Rayana Aguiar - Tecnologia Blogger
Código de postagens recentes por Janaína Poderon