11 setembro 2018

Por que criar um blog? #CoisasDeBlog



Os blogs desde seu surgimento sempre se caracterizaram como espaços para seus usuários exporem seus pensamentos e conhecimentos. Um espaço suscetível a personalização e veículo principal da individualidade de cada blogueiro. Eu, como jornalista formada, sou suspeita para listar os motivos pelos quais acho uma ótima ideia criar seu próprio blog, mas resolvi reunir alguns desses motivos aqui pra vocês.

Uma breve história sobre a minha história

Antes de começarmos a enumerar os porquês, vou contar um pouco da minha história com a blogosfera. Lá atrás, no comecinho de 2008, em uma aula de informática na minha escola, lembro do professor nos encorajando a criar um blog. Um espaço, segundo ele, destinado a aguçar nossa criatividade na escrita. Foi como nasceu meu primeiro blog, sem layout personalizado e post arrumadinhos, com aquela aparência bem amadora. Mas foi ali que nasceu algo que, ao longo dos anos, sempre me acompanhou. Ter um blog sempre foi algo que me possibilitou por para fora todas as minhas paixões, pensamentos e habilidades.

Primeiro porquê: seu próprio espaço

Assim como meu professor me encorajou, eu estou aqui fazendo esse papel de mediadora, talvez até de defensora dos blogs, pois é uma ferramenta incrível para quem deseja ter seu próprio espaço. Um local onde você irá fazer o que bem entender, mostrando conteúdos que você mesmo seleciona e prepara.

+ Está montando seu blog? Eu fiz um post com 5 templates grátis que você pode usar no seu blog. 

Redes sociais são finitas, blogs são eternos.

Você pode perceber com o avanço das redes sociais, temos vários exemplos de plataformas que simplesmente não deixaram de existir. Agora imagine-se como produtor de conteúdo de uma determinada rede social, e quando você menos espera ela simplesmente acaba e leva junto todos os seus conteúdos produzidos? Sim, isso é bem possível! Basta pensar em todos os produtores que tiveram que migrar do Vine pro Instagram, ou do Orkut para o Facebook. Com um blog você não corre esse risco, pois ele é um espaço só seu.

+ Confira as 7 dicas para melhorar o seu instagram.  

Argumento de autoridade

Apesar de vivermos num cenário onde os digitais influencers tomam conta das redes sociais, ter um blog ainda te garante um argumento de autoridade. Basta pensar em quando você busca por uma notícia ou uma receita no google, posso apostar que os primeiros links que você encontra são de blogs e não de perfis em redes sociais. Ainda confiamos muito no que os blogueiros tem a dizer, pois manter um blog traz consigo esse "quê" de especialidade no assunto. Então se você está buscando construir uma audiência e mostrar pra ela que é expert em um assunto, a melhor solução é criar um blog.

Fonte de renda alternativa

Você sabia que dá pra ganhar muito dinheiro com o blog? Isso mesmo! Ao contrário de outras redes sociais, nas quais a monetização depende de parcerias, o blog te oferece uma opção de renda interessante, tanto para quem está começando, quanto para quem já tem um público estabelecido: O Adsense (ou qualquer outro serviço de anúncios). Exibindo anúncios no blog é possível gerar renda de forma simples e sem exigir muito esforço. Isso te permite focar mais em outras coisas, como divulgação e conteúdo. Assim como você também pode fazer posts patrocinados ou ate mesmo se juntar a um programa de afiliados, vendendo infoprodutos. 


Recapitulando tudo o que eu abordei nesse post. Por que você deveria criar um blog?

1 - Você tem um espaço só seu.
2 - As redes sociais podem acabar, seu blog é seu para sempre.
3 - Apesar das redes sociais terem uma grande influencia, os blogs possuem um peso maior na hora da busca de conteúdos de confiança.
4 - Você pode conseguir uma renda extra através do blog.


Esses são alguns dos motivos pelos quais eu acho que o blog é a plataforma ideal para você encontrar sua voz na internet e, quem sabe, ganhar dinheiro com isso. Espero que tenham gostado desse post e deixe seu blog nos comentários para eu poder conhecê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOLLOW ME @RAYANAAG

(C) 2014 - Layout desenvolvido por Rayana Aguiar - Tecnologia Blogger
Código de postagens recentes por Janaína Poderon