01 agosto 2018

7 dicas de como melhorar seu instagram - #CoisasDeInstagram

Hoje o assunto é rede social, mais especificamente, sobre o Instagram. Fazia algum tempo que eu queria trazer aqui pro blog e pro canal um pouco de conteúdo sobre esse assunto que é tão importante na vida de muitas pessoas que, assim como eu, também tem muitas dúvidas em relação a isso. Afinal, com o aumento no fluxo do uso das redes sociais, as mudanças nas plataformas estão se tornando cada dia mais comuns. Então hoje trarei pra vocês 7 dicas de como melhorar seu instagram.

O Instagram é, atualmente, uma das redes sociais mais influentes. É, também, a rede social com o crescimento mais acelerado nos últimos anos. A rede conta atualmente com 800 milhões de usuários em todo o mundo e, no Brasil, 80,2% das marcas investem na rede, segundo a Social Media Trends 2018. Além disso investir no Instagram é essencial, pois é a rede que gera o maior envolvimento / engajamento com os usuários.

Pensando nisso eu decidi criar uma série de posts com dicas, novidades, análises, entre outras coisas que irão te ajudar a gerenciar seu Instagram de forma mais eficaz e inteligente, buscando melhorar seus resultados.

Antes de começarmos, você já conhece o meu instagram? Então dá uma passadinha lá @rayanaag


1 - O nome faz toda a diferença

Nomear algo sempre é muito difícil, ainda mais quando você está querendo criar um negócio. Isso porque o nome é algo que irá dizer para os seus seguidores/clientes do que seu negócio se trata e ao mesmo tempo tem a responsabilidade de passar o diferencial da sua marca, a sua identidade. 

Mas um conselho que posso dar é, seja o mais direto possível e mantenha seu nome simples. Não adianta você criar um nome complexo, que só você irá entender e só você irá se lembrar. Vou dar alguns exemplos para clarear sua mente. 

Exemplo: Imagine que você possui um blog chamado Blog das Estilosas e pensa em criar um instagram para o seu blog. Qual dos dois users você escolheria? 

A) @ blogdasestil0s4s_
B) @Estilosas

Eu sei que as vezes o instagram não tem todos os users disponíveis, mas tente pensar no user mais simples na hora de criar seu instagram, afinal você quer que seus seguidores lembrem do seu perfil e que ele seja de fácil acesso para as marcas.  

Outra dica que eu tenho para dar em relação aos nomes é, analise seu público e entenda se vale a pena ou não colocar nomes em inglês. Seu público é majoritariamente brasileiro? Qual a faixa etária do seu das pessoas que tem seguem? Leve tudo isso em conta e perceba se nomes em inglês serão de fácil memorização pra quem te segue. 

2 -  Ache seu nicho

Saber onde seu negócio se insere é de extrema importância na hora de definir o tipo de conteúdo que você vai produzir. Mais importante que isso, é deixar claro para o seu público em qual cenário você se insere, afinal é através dele que você conseguirá atrair as pessoas para o seu Instagram. 

Eu sei que é bem fácil gostar de várias coisas ao mesmo tempo e, por conta disso, pensar que quanto mais você diversificar o seu conteúdo, mais público estará atingindo. Errado! Na realidade, isso fará exatamente o contrário. Se aprofundar em um assunto especifico mostrará para a sua audiência que você tem autoridade sobre aquele assunto e eles irão sempre te procurar quando quiserem consumir aquele tema. 

3 - Pradonizar ou não, eis a questão.

Muito se fala em padronizar o feed, arrumar o feed, combinar o feed etc. E a pressão é tanta em ter o feed perfeito, que parece fútil se importar com isso. Porém, é inegável que somos atraídos por tudo aquilo que seja visualmente agradável, então, de certa forma, é importante ter em mente que um feed esteticamente bonito irá sim atrair mais público. Mas não me entenda errado, é preciso compreender que o visual é importante sim, mas que ele sempre tem que ser aliado a qualidade no conteúdo. 

4 - Interação é a palavra de ordem

Com as mudanças no algoritmo do Instagram, interagir com a sua audiência se tornou essencial na busca em manter um Instagram engajado. Mas, não para por aí, se você busca aumentar o número de pessoas que vêem suas publicações não interaja apenas com os seguidores que estejam presentes no seu perfil, mas busque também interagir no deles. Comente nas fotos, curta, busque perfis que se assemelhem com o seu e interaja com os seguidores desse perfil. Dessa forma, o Instagram vai perceber que seu perfil é um perfil ativo e logo dará mais relevância pro seu conteúdo. 

5 - Quem não é visto, não é lembrado

Se você deseja construir uma marca/negócio é importante se atentar a frequência com a qual você alimenta suas redes sociais com novos conteúdos. Ainda mais porque a quantidade de posts novos que são feitos todos os dias só aumenta, então é importante se manter presente perante a sua audiência. O ideal é postar uma a duas fotos por dia. 

Uma outra tática que funciona é determinar quais horários seu público está online e consome seus conteúdos. Você pode entender melhor essas métricas através do próprio Instagram. Para aqueles que possuem uma conta comercial essas estatísticas ficam disponíveis para melhor entender o engajamento do seu perfil.  

6 - Call to Action!

O Instagram te permite colocar legendas nas suas fotos e vídeos e muitas pessoas não se atentam em como essa é uma ferramenta importante na hora de gerar engajamento com seus seguidores. Ao invés de postar suas fotos com um emoji ou uma legenda que apenas descreva sua a foto, tente criar legendas que irão instigar seu público a comentar nas suas fotos. Você pode fazer perguntas, propor ideias, desafios, entre outras coisas. Nessa hora, deixe sua imaginação fluir e se esforce para captar seus seguidores através de legendas atrativas. 

Além disso, não esqueça de utilizar #hashtags, elas são essenciais na hora de ranquear seus posts na plataforma, tornar mais fácil o acesso dos seus seguidores aos seus conteúdos, além de atingir novas audiências. 

7 - Instagram não é tudo!

Apesar desse post trazer dicas para melhorar o seu Instagram, essa última dica é justamente para te atentar a um ponto importantíssimo. Por mais que atualmente ele seja a rede social que mais traz engajamento, ele não é o único. Vale a pena investir na criação de um blog, onde você terá seu conteúdo salvo de qualquer eventualidade. Até porque, as redes sociais são terrenos muito incertos, já que eles não são nossos. Basta lembrar do falecido Orkut, imagina se você coloca todos os seus esforços em um perfil do Instagram e de repente ele acaba? É bom se prevenir e criar alternativas. 


Bom, essas foram as dicas de hoje, espero que vocês tenham gostado! Tá precisando de alguma dica específica? Quer saber algum tema que eu ainda não abordei aqui? Então corre nos comentários e deixa aqui sua sugestão/pedido. Beijo, meus amores!
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